30316060

É possível engravidar após a menopausa?

As consequências da menopausa é um tema comum para as mulheres e os médicos. Para muitas pacientes ainda não é claro o que esse período marca a última menstruação da mulher, ou seja, ela deixa de produzir óvulos e se torna infértil.

Após essa fase, a mulher não consegue mais ter filhos pela forma natural e nem com seus próprios óvulos, a menos que se tenha congelados os óvulos antes da menopausa. Com o avanço da tecnologia, a mulher que ainda deseja engravidar depois desse período pode recorrer a fertilização in vitro (FIV) feita  com óvulo fornecido por uma doadora.

É importante ressaltar que a idade máxima para que a mulher possa se submeter ao tratamento de reprodução assistida é de 50 anos, de acordo com o novo regulamento do Conselho Federal de Medicina (CFM).

Além de passar pelo tratamento de fertilização, a mulher ainda precisa de medicações que faça com que ela menstrue novamente e o útero volte ao tamanho que ele era quando a mulher tinha o ciclo menstrual natural. Isso é necessário para se implantar o embrião no útero, já que o risco de aborto espontâneo seria maior sem esse tratamento.

Vale lembrar que a gestação depois dos 35 anos já é considerada de risco. Entre os problemas que podem ocorrer estão a diabetes, pressão alta e o parto prematuro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou do nosso site? Acompanhe as nossas redes sociais:

×