30316060

Aliviar a cólica menstrual: saiba como amenizar a dor

O período de menstruação pode ser temido por muitas mulheres que sofrem com a cólica menstrual. A dor causa incômodo e desconforto, mas não devem impedir que a mulher cumpra suas atividades diárias.

Há vários métodos que podem ajudar a aliviar a cólica menstrual, minimizando, desse modo, o problema. Quer conhecer algumas dicas para você se sentir confortável e disposta durante os dias da menstruação? Continue lendo nosso artigo!

Faça exercícios físicos

A prática de exercícios físicos durante o período menstrual pode ser um aliado no alívio daquela dorzinha que gera tanto incômodo. Os exercícios aeróbicos são os mais recomendados, já que liberam a endorfina, que ajuda a reduzir a dor.

Opte por atividades mais leves, como pilates, alongamentos, ioga ou até mesmo caminhada no seu bairro. Elas podem fazer bem para o seu organismo e aliviar a cólica. Caso você tenha o hábito de praticar exercícios que exijam mais de seu corpo, considere fazer ajustes em seu programa de treino e deixá-lo mais leve nesse período.

Tenha um tempo de descanso

O corpo fica mais sensível durante os dias da menstruação. Por isso, é importante relaxar e descansar para aliviar a cólica menstrual. Entenda que as pausas são necessárias para seu organismo se manter saudável. Para que a cólica não se intensifique, evite situações estressantes e que afetem de forma negativa seu emocional.

Procure deitar com a barriga para baixo, pois isso aliviará as contrações do útero e diminuirá a dor. Uma noite de sono tranquila é essencial para que seu corpo e sua mente descansem, evitando, assim, a ansiedade e a sobrecarga física.

Tome cuidado com a alimentação

A má alimentação é prejudicial para a saúde. Sendo assim, durante o período menstrual, ter uma dieta equilibrada é ainda mais importante para seu organismo. Os alimentos que contêm cálcio, vitamina C e ácido graxo, por exemplo, são recomendados para você consumir durante o período em que estiver menstruada.

Por outro lado, alimentos gordurosos como o hambúrguer devem ser evitados, já que contribuem para o aumento da cólica e o desconforto abdominal.

Utilize bolsa de água quente para aliviar a cólica menstrual

O método é conhecido há anos e foi transmitido por meio de gerações. A utilização de bolsas de água quente pode ajudar a tornar o período menstrual mais tranquilo. O calor emitido diminui as contrações do útero, minimizando a dor de cólicas menstruais.

Aposte em massagens

A massagem pode ser uma grande aliada durante os dias de menstruação. Fazer movimentos leves no abdômen é um excelente recurso para aliviar a tensão e melhorar a circulação sanguínea, o que vai minimizar a dor.

Se você preferir, pode consultar um massagista ou profissional da área que tenha conhecimento sobre os pontos específicos que diminuirão a dor. Caso essa não seja uma opção para você, a automassagem com movimentos circulares já é suficiente para aliviar a cólica menstrual.

Gostou destes  métodos para diminuir a dor e tornar o período menstrual mais tranquilo? Então, então siga nossas redes sociais e fique por dentro de nossas atualizações. Confira nosso  Facebook e Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou do nosso site? Acompanhe as nossas redes sociais: