30316060

A importância das atividades físicas para quem deseja engravidar

Embora a gestação seja um processo natural para o corpo humano, nem sempre é fácil conseguir sincronizar as atribulações da carreira profissional, o ciclo menstrual e os mais diversos eventos da vida pessoal e ainda manter o pique. Então, para que essa fase seja carregada de boas energias, quem deseja engravidar precisa entender a importância das atividades físicas.

Os exercícios, quando realizados sem excessos e com orientação dos profissionais da área, podem contribuir para o sucesso nas taxas de concepção e para uma gravidez muito mais tranquila em todos os trimestres. Além disso, trazem diversos benefícios para o bem-estar global da futura mãe.

Ficou com curiosidade para aprender mais sobre esse assunto? Então, confira o conteúdo a seguir e descubra os poderosos efeitos das atividades físicas nessa fase!

Aumento da fertilidade

Um dos grandes benefícios dos exercícios para quem deseja engravidar é que, quando não realizados em excesso, podem aumentar a fertilidade. Isso ocorre por diversas razões, valendo destacar, entre elas, o controle do peso, visto que a obesidade ou a desnutrição podem causar desequilíbrios hormonais e distúrbios no ciclo menstrual. Logo, esse é um bom motivo para continuar se exercitando e preparando o corpo para o momento da gravidez.

Outro fator importante que pode impedir a gestação é o estresse. Como a prática de atividades físicas libera endorfinas no organismo, ao manter uma rotina de exercícios, a mulher conquista uma maior sensação de conforto e relaxamento, o que é favorável para estabilizar o seu estado psicológico.

Ganho de fôlego extra

Outra interessante vantagem das atividades físicas para quem deseja engravidar é que os praticantes de esportes possuem, naturalmente, muito mais fôlego e capacidade cardiorrespiratória do que uma pessoa sedentária. Com coração e pulmões bem treinados, a futura mamãe consegue manter o bombeamento de sangue mais equilibrado para todo o corpo.

Dessa maneira, há uma tendência significativamente menor de a mulher sofrer com problemas como as tonturas, os inchaços e até as varizes, tão comuns entre as gestantes. O cansaço também é um problema minimizado, assim como as dores nas mãos e nas pernas, uma vez que os exercícios contribuem para a redução da retenção de líquidos, especialmente nos membros inferiores.

Maior equilíbrio emocional

A gestação é um momento emocionante na vida de qualquer pessoa e, por isso mesmo, também é uma época marcada por questões psicológicas que jamais podem ser menosprezadas. Diante dessa realidade, outra vantagem das atividades físicas para quem deseja engravidar é que elas trazem maior equilíbrio emocional e melhoram a autoestima da mulher.

Exercícios podem ser antídotos eficazes para quem precisará lidar com a montanha russa emocional decorrente das alterações hormonais, antes, durante e depois da gestação. Além da produção das endorfinas, movimentar o corpo regularmente proporciona melhor desenvolvimento de neurotransmissores como a dopamina e a serotonina, que são responsáveis pela sensação de bem-estar.

Como você pôde acompanhar ao longo deste post, a importância das atividades físicas para quem deseja engravidar é muito grande. Os benefícios dessas práticas não podem ser menosprezados, uma vez que podem contribuir para que a futura mamãe se sinta melhor e mais segura durante toda a gestação! Contudo, é importante conversar com o médico ou educador físico antes de iniciar as atividades para buscar orientações sobre qual a prática mais indicada para o seu caso.

Gostou de aprender sobre a importância das atividades físicas para quem deseja engravidar? Então, siga-nos nas redes sociais e confira ainda mais conteúdos relevantes para uma gravidez tranquila e saudável! Estamos no Instagram, no Facebook, no Twitter e no YouTube.

Tagged with:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou do nosso site? Acompanhe as nossas redes sociais:

WhatsApp chat