Pesquisa aponta risco no uso de paracetamol por mulheres grávidas

Pesquisa aponta risco no uso de paracetamol por mulheres grávidas. Por isto, entre os cuidados que as futuras mamães devem ter no período de gravidez, está a atenção redobrada com o uso de alguns medicamentos.

Estudo desenvolvido por pesquisadores da Escola de Saúde Pública Fielding, da Universidade da Califórnia (UCLA) e da Universidade de Aharus, na Dinamarca, questiona a ingestão da substância paracetamol (acetaminofeno) por grávidas. A pesquisa, publicada da revista de pediatria do Jornal da Associação Médica Americana (Jama) no último dia 25 de fevereiro, aponta que o consumo de paracetamol durante a gravidez pode afetar o cérebro do bebê em formação. Desde sua primeira comercialização na década de 1950, está é a primeira vez que a droga aparece como um risco para os bebês. Financiado pelo Conselho de Pesquisa Médica Dinamarquês, o estudo apontou que a ingestão da substância pode causar déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) em crianças cujas mães ingeriram o medicamento durante a gravidez. A pesquisa foi realizada com a participação de 64.322 mães e filhos entre 1996 e 2002. Nas análises, mais da metade das mulheres havia ingerido o medicamento. No total, 37% dos filhos tiveram risco maior de TDAH (transtorno hiperquinético), em relação às mulheres que não usaram a substância. Além disso, as que ingeriram a droga tiveram 29% mais probabilidades de ter filhos aos quais foram prescritos remédios para o TDAH e 13% mais risco de ter filhos com sintomas similares aos do TDAH aos 7 anos. Ponderações Ainda serão necessários outros estudos para confirmar os resultados obtidos na pesquisa. A equipe, agora, irá investigar se o que afeta o cérebro dos bebês vem realmente do paracetamol. A pesquisa constatou apenas um maior número de distúrbios em bebês, cujas mães ingeriram o medicamento durante a gravidez.