Mioma uterino causa infertilidade?

O mioma é um tumor benigno que afeta muitas mulheres, sendo a maioria em idade reprodutiva. Muitas vezes, é assintomático e a mulher só descobre que tem um mioma quando vai a uma consulta de rotina no ginecologista. Apesar do susto, não é preciso se preocupar, pois o mioma é um tumor uterino que nasce benigno e morre benigno. Pode também exigir acompanhamento clínico ou intervenção cirúrgica. Suas causas ainda não são muito conhecidas, mas costuma responder bem ao tratamento.

“Quando se trata de infertilidade e mioma, a notícia é boa: os miomas isoladamente são causas de infertilidade em apenas 5% dos casos e de 15% a 20% dos casos quando é associado a outras causas, como endometriose ou inflamação pélvica aguda, por exemplo. Por isso, nem toda mulher com mioma precisa de tratamento para engravidar, porém alguns miomas, dependendo de onde se instalem dentro do útero, podem causar abortos repetitivos”, afirma o Dr. Evangelista Torquato.

Alguns dos sintomas do mioma são aumento do fluxo menstrual e aumento do volume abdominal, chegando a confundir até com gravidez em mulheres magras. Os miomas são mais comuns em mulheres negras que em mulheres brancas. Algumas mulheres chegam a sentir dor. A dor é um sintoma importante, mas muitas vezes pode ser confundido com infecção urinária, devido à compressão do mioma na bexiga.