• Reprodução Humana

    Nossa obrigação é dar todo o suporte para que a futura mamãe tenha uma gravidez saudável.

    Leia Mais
  • Obstetrícia

    A Obstetrícia é o ramo da medicina que estuda a reprodução da mulher.

    Leia Mais
  • Psicologia

    A presença do psicólogo nas equipes que trabalham com casais inférteis é de fundamental importância.

    Leia Mais
  • Nutrição

    A alimentação tem um papel importante na fertilidade do homem e da mulher.

    Leia Mais
  • Personal Baby

    A descoberta da gravidez é um momento fascinante e por que não dizer mágico…

    Leia Mais
  • Acupuntura e Infertilidade

    A Acupuntura pode aumentar até 65% as probabilidades de sucesso dos tratamentos de Fertilização In Vitro (FIV).

    Leia Mais

Endometriose: quem tem pode Engravidar?

Conhecida como uma das maiores causadoras da infertilidade feminina, a Endometriose pode ser tratada e ser revertida sua ação. Então é bom sempre ficar atenta a todos os sintomas que indicam a doença.  Entre eles, cólicas intensas, dor durante as relações sexuais, sangramentos e dor intestinais e urinárias durante a menstruação.

De acordo com dados da Comissão Nacional de Endometriose da FEBRASGO, a doença atinge uma em cada dez brasileiras em idade reprodutiva. Diante da suspeita de endometriose, o exame ginecológico clínico deve ser o primeiro para passo para o diagnostico. Depois confirmado pelos exames laboratoriais e de imagem.

A endometriose é uma doença crônica que regride de forma espontânea com a menopausa, por conta da queda na produção de homônimos femininos. Para o tratamento nas mulheres mais jovens podem fazer através de medicamentos que suspendem a menstruação, como a pílula anticoncepcional tomada sem intervalos e os análogos do GnRH. Lesões maiores de endometriose, em geral, precisam ser removidas cirurgicamente. Em casos que a mulher já teve os filhos que desejava, a remoção dos ovários e do útero está entre as alternativas de tratamento.

Após o tratamento e com a doença sob controle, as mulheres que desejam engravidar, precisam passar pela avaliação do médico. E ele vai averiguar a situação das trompas da mulher e, dependendo do comprometimento da região, a gravidez só será possível por meio de procedimentos de fertilização in vitro. Para as mulheres mais jovens, o índice de sucesso de uma gravidez, inclusive de modo espontâneo, chega a 65%. Nas mulheres com mais de 35 anos, a probabilidade diminui bastante.

Entenda mais sobre a Endometriose

A endometriose acontece quando o tecido endométrico (reveste a parte interna do útero) começa a crescer em outros órgãos, fora da cavidade uterina, como ovários e pelve. Os médicos não sabem ao certo o que causa a endometriose, mas questões genéticas e ligadas à imunidade estão associadas.

1 Comments to “Endometriose: quem tem pode Engravidar?”

  1. Sáskia Mendes disse:

    Obrigada mais uma vez, pois iniciativas de informar e esclarecer para as mulheres sobre o nosso corpo, são louváveis…o evolução e as melhorias só acontece quando o Ser Humano busca conhecimento de si próprio.
    Eu tenho Endometriose, mas só descobri quando busquei a ajuda de um especialista, pois até então sentia todos os sintomas, mas não sabia o que era.
    Com esse esclarecimento mais mulheres podem descobrir e diagnosticar mais cedo…fazer o tratamento ou a cirurgia…e ser feliz.

Deixe um comentário

Mensagem