30316060

Saiba quando incluir o exame da tireóide no pré-natal

Exames pré-natais são importantes para o acompanhamento da saúde tanto do bebê quanto da mãe e podem detectar várias doenças, como infecções urinárias, diabetes, hipertensão, entre outras. O que poucas gestantes sabem é que algumas delas devem incluir na rotina pré-natal avaliações da tireoide, por meio de exames de sangue que medem hormônios. 

De acordo com a Endocrine Society, exames de TSH são recomendados para pacientes grávidas com risco de desenvolver doenças de tireóide, incluindo aquelas com sintomas de bócio ou tireóide preguiçosa, que tenham histórico familiar de problemas na tireóide, diabetes tipo 1, doenças autoimunes ou ocorrências anteriores de abortos ou nascimentos prematuros.

Somente 5% das gestantes desenvolvem hipotireoidismo e isso ocorre quando o funcionamento da glândula fica mais lento. Esse problema pode elevar as chances de nascimento prematuro do bebê, causar alterações no feto ou até mesmo aborto. Nesse caso, é fundamental o acompanhamento com um endocrinologista.

Mesmo mulheres que nunca tiveram problemas na tireoide podem desenvolvê-los durante a gravidez, especialmente nos três primeiros meses, devido às alterações dos níveis de hormônios da glândula.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou do nosso site? Acompanhe as nossas redes sociais:

WhatsApp chat