30316060

Parar de tomar anticoncepcional: em quanto tempo vou engravidar?

No momento em que a mulher decide parar de tomar anticoncepcional uma dúvida comum é: em quanto tempo vou engravidar? Outra grande preocupação é se o uso dos contraceptivos afetam a fertilidade feminina.  Acompanhe o post para tirar estas e outras dúvidas sobre o tema.

Como funciona a pílula anticoncepcional?

Inicialmente, é importante pontuar que existem diversos tipos de anticoncepcionais ou contraceptivos hormonais, por exemplo, as pílulas orais, os adesivos, anel vaginal, dispositivos intrauterinos com hormônio, como o DIU de progesterona, e os injetáveis mensais e trimestrais. Hoje abordaremos as pílulas de uso oral.

A pílula anticoncepcional é composta por hormônios (progesterona e estrogênio sintéticos) que inibem a ovulação. A ovulação nada mais é que o período do mês em que os ovários liberam o óvulo a ser fecundado por um espermatozoide, e marca o início do período fértil, período no qual a gravidez pode acontecer. Inibindo a ovulação, as pílulas impedem a fecundação e, consequentemente, gestação.

Ainda posso engravidar?

Sim, com certeza! Embora muitas pessoas acreditem que o uso contínuo do anticoncepcional afeta diretamente na possibilidade de engravidar, isso é um mito. A queda na fertilidade feminina está relacionada ao relógio biológico, ou seja a idade da mulher, e não ao uso do medicamento.

Assim que a mulher deixa de tomar as pílulas, o corpo inicia o processo de eliminação dos hormônios ingeridos até retornar ao estágio natural de produção de hormônios e ciclo menstrual. Por isso, determinar o tempo exato em que a mulher já estará pronta para engravidar é difícil, uma vez que depende do metabolismo de cada uma.

É possível que a mulher volte a ovular já no mês após parar o remédio. O prazo médio para eliminação dos hormônios sintéticos varia entre três meses a seis meses, embora existam casos que levam até um ano. Neste período de reequilíbrio do corpo, a mulher passa a sentir efeitos antes inexistentes. Por exemplo, o sangramento de escape. Estes são sangramentos em pequenos volumes, de coloração mais escura e que não devem ser confundidos com o sangue menstrual propriamente dito.

Quando o escape menstrual for menos comum é sinal de que o ciclo está se estabilizando. Desta forma, a auto-observação após parar de tomar anticoncepcional é essencial para a mulher poder identificar quando estará pronta para a gestação.

Quais efeitos ao parar de tomar anticoncepcional?

Para que você possa ficar atenta aos sinais do corpo ao reestabelecer o ciclo natural, listamos a seguir alguns dos principais efeitos ao parar de tomar anticoncepcional.

Melhora da libido feminina

A libido aumenta consideravelmente. Uma boa notícia já que leva ao aumento de atividade sexual e, consequentemente, as chances de engravidar.

Alteração do peso

O uso de anticoncepcionais leva à retenção de líquidos, sendo assim, ao parar o uso a mulher tende a perder alguns quilos. Por outro lado, as oscilações do período menstrual podem levar ao consumo compulsivo de alimentos de baixo valor nutricional. É bom estar atenta e consumir uma dieta equilibrada, ou até contar com acompanhamento de nutricionistas.

De toda forma, é importante consultar um ginecologista antes de parar de tomar anticoncepcional e prestar atenção aos efeitos em seu corpo.

E você, já parou de tomar anticoncepcional? Deixe seu comentário aqui no post nos contando quais efeitos têm percebido no seu corpo.

Tagged with:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou do nosso site? Acompanhe as nossas redes sociais:

WhatsApp chat