Obesidade e magreza em excesso podem prejudicar a fertilidade

Um dos fatores prejudiciais à fertilidade de homens e mulheres pode ser indicado pela balança. Aproximadamente 12% das causas de infertilidade estão relacionadas ao excesso ou a falta de peso ou com algum grau de obesidade. “Assim como tudo na vida, deve-se sempre buscar pelo equilíbrio. Cada pessoa tem um peso médio, de acordo com seu tamanho e constituição física, que contribuem diretamente no potencial reprodutivo”, afirma Dr. Evangelista Torquato.

O peso ideal pode ser avaliado pelo Índice de Massa Corpórea (IMC), obtido por meio do resultado da divisão do peso (quilos) pela estatura (metros), elevada ao quadrado. Abaixo, os índices e seus respectivos estados nutricionais, de acordo com a Organização Mundial de Saúde:

Abaixo de 18,5 – magreza patológica
De 18 a 20 – magreza
De 20 a 25 – peso normal
De 25 a 30 – sobrepeso
Acima de 30 – obesidade
Acima de 40 – obesidade mórbida

O ideal, portanto, é que o IMC varie entre 20 e 25. Quando homens e mulheres apresentam um resultado abaixo de 20 ou acima de 30, a fertilidade pode ser prejudicada. Além disso, há estudos que mostram que o excesso de peso pode interferir no sucesso da FIV.

Por isso, a busca por profissionais capacitados, além de hábitos saudáveis, como uma alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos, são fundamentais para quem busca realizar o sonho de ter filhos.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

× Como posso te ajudar?
Verified by MonsterInsights