O cigarro e a infertilidade

Você sabia que o cigarro influencia diretamente na fertilidade do casal? Um estudo da Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva (ASRM) alertou que fumantes triplicam as chances de sofrerem infertilidade devido a alta quantidade de substâncias tóxicas e radioativas que compõem os cigarros.

Cerca de 13% da infertilidade feminina pode ser atribuída ao cigarro. Ele provoca irregularidade menstrual, amenorreia (ausência de menstruação), comprometimento folicular, alteração nas características fisiológicas tubárias, alteração nas taxas hormonais, interferência no processo de produção de gametas, interferência na fertilização, além de uma maior dificuldade na implantação do embrião. Nos homens, os prejuízos também são representativos. O uso de cigarros gera alterações na concentração, morfologia, motilidade e, principalmente, no DNA dos espermatozoides, prejudicando a divisão celular, a formação do embrião e sua implantação.

Nos casos em que ocorre a gravidez, aumentam as chances de ter placenta prévia, descolamento prematuro da placenta, parto prematuro e aborto. Parar de fumar é um passo importante para realizar o sonho de ter filhos, por isso, a Clínica Evangelista Torquato apoia o combate ao fumo. Diga não ao cigarro e sim à vida!

Compartilhar:

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

× Como posso te ajudar?
Verified by MonsterInsights