Cuidados na gestação gemelar

A maioria das gestações se inicia da mesma forma: atraso menstrual, enjoos matinais, sonolência, sensação de cansaço… Depois da confirmação vem o primeiro ultrassom, e nesse momento pode haver uma surpresa: são gêmeos!

No primeiro trimestre da gestação, entre a 5ª e 9ª semana de gestação, é possível diagnosticar se são gêmeos que dividem a mesma placenta ou não. Essa informação é importante para a condução do pré-natal da paciente. Uma gravidez de gêmeos tem sempre alegrias, preocupações e cuidados proporcionais ao número de bebês, uma vez que o organismo da gestante se modifica mais que o de uma mulher que espera somente um bebê.

“Gestantes de gêmeos correm maior risco de apresentar hipertensão, diabetes e parto prematuro. Já os bebês correm o risco de desenvolver a transfusão feto-fetal, ter restrição seletiva de crescimento e TAPS, quando dividem a mesma placenta. Portanto, precisam de um acompanhamento mais intenso e dedicado de uma equipe de medicina fetal”, recomenda o dr. Everardo Guanabara.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

× Como posso te ajudar?
Verified by MonsterInsights