Mitos e verdades sobre a quarentena pós-parto

O puerpério, ou pós-parto, costuma durar 45 dias e é conhecido popularmente como resguardo. Porém, logo após o parto é comum que as mulheres queiram voltar às suas atividades regulares sem maiores alterações nas suas rotinas, o que não é recomendado, mesmo que o parto tenha transcorrido bem.

Apesar de as recomendações médicas serem assertivas, alguns mitos ainda persistem entre as mulheres sobre o que podem ou não fazer durante a quarentena. A ginecologista Claudia Georgia esclarece alguns deles: 

– Durante a quarentena pode-se engravidar novamente: Segundo a dra. Claudia, é possível, sim, engravidar durante esse período, porém o sexo não é recomendado no puerpério em decorrência do risco de dor e até de infecção, tanto em partos normais quanto em cesarianos. 

– Prisão de ventre no pós-parto é normal: Sim, é normal, porém pode-se evitar o problema com alimentação rica em fibras e tomando muito líquido. 

– Durante o resguardo não se pode praticar exercício físico: A dra. Claudia Georgia diz que a prática de exercícios leves como caminhada, yoga e alongamento pode ser feita a partir de 15 dias após um parto normal e 30 dias após um cesariano.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

× Como posso te ajudar?
Verified by MonsterInsights