Menopausa precoce traz problemas de fertilidade a mulheres jovens

A menopausa chega na vida das mulheres entre seus 45 e 55 anos, sendo caracterizada pela perda de funcionamento dos ovários, o que impossibilita a gravidez. Alguns de seus sintomas são as ondas de calor, as alterações de humor e as dores de cabeça frequentes.

Algumas mulheres, porém, podem apresentar esses sintomas muitos anos antes da fase natural, em alguns casos já a partir da adolescência, o que é chamado de menopausa precoce. A menopausa precoce é caracterizada quando acontece antes dos 40 anos, sendo mais comum em mulheres na faixa dos 30 anos de idade. As causas da menopausa precoce ainda não foram totalmente identificadas, mas sabe-se que podem ser relacionadas a algumas doenças genéticas, especialmente às ligadas ao cromossomo X, como a síndrome de Turner, e a algumas doenças autoimunes, geralmente relacionadas à tireoide, como a tireoidite de Hashimoto. Um dos fatores externos relacionados à menopausa precoce é o tabagismo, que pode diminuir o tempo de funcionamento dos ovários, causando prejuízo às mulheres fumantes.

A falência precoce dos ovários traz riscos à saúde da mulher, tornando-a mais exposta a problemas como catarata e osteoporose, e o tratamento de reposição hormonal, quando feito em mulheres mais jovens, pode aumentar o risco de câncer de mama.