É possível ser mãe após ter câncer de mama?

Mulheres cada vez mais jovens, com menos de 40 anos e em idade reprodutiva são diagnosticadas com câncer de mama. Essa doença pode impedir o sonho de ser mãe? Alguns dos fatores que podem influenciar são fatores ambientais e genéticos, como alimentação e sedentarismo. Esse diagnóstico cada vez mais precoce esbarra no desejo de ser mãe de muitas mulheres.

Isso porque, acompanhando a magnitude mundial, segundo dados da Fundação Oncocentro de São Paulo, o câncer de mama é um dos que vêm acometendo mais mulheres jovens no Brasil, ficando em segundo lugar no número de casos na faixa etária entre 19 e 39 anos.

O tratamento dessa patologia pode comprometer diretamente a fertilidade das pacientes que ainda estão em idade reprodutiva. Por isso, antes de iniciar o tratamento oncológico em pacientes mais jovens é preciso observar fatores importantes para essa fase da vida, como a fertilidade da mulher.

“Quando pacientes são diagnosticadas com câncer de mama é preciso preservar, além da vida dessa mulher, o sonho da futura maternidade, incluindo em sua equipe de suporte o oncologista, o mastologista e o especialista em reprodução humana”, explica o dr. Evangelista Torquato.  De acordo com Torquato, antes de começar o tratamento contra o câncer, de forma rápida e segura, é possível congelar óvulos saudáveis da paciente. Após a cura da patologia, a mulher pode tentar engravidar. Normalmente, para considerar a cura de um câncer é necessário esperar um período de cinco anos.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

× Como posso te ajudar?
Verified by MonsterInsights