Assim como os pais se preocupam com a alimentação, higiene e segurança dos filhos, devem também se preocupar com o sono das crianças. A National Sleep Foundation (Fundação Nacional do Sono), organização americana especializada no tema e respeitada no mundo todo, divulgou uma tabela atualizada com a quantidade ideal de sono que cada um precisa, de acordo com sua idade.
É durante o sono que as crianças assimilam todos os estímulos recebidos durante o período em que estiveram acordadas, fixando o aprendizado. Nesse período, o corpo libera os hormônios do crescimento em maior quantidade. Existem pessoas que precisam de mais ou menos horas de sono do que o recomendado pela tabela divulgada National Sleep Foundation. Por isso, foram incluídas margens acima e abaixo do recomendado, o que indica que cada um se adapta à sua necessidade específica.
A tabela mostra que bebês recém-nascidos, entre 0 e 3 meses, devem dormir entre 14 e 17h por dia, podendo chegar a 11 ou 19h; bebês de 4 a 11 meses de idade devem dormir entre 12 e 15h por dia, chegando a 10 ou 18, sem problemas; crianças de 1 a 2 anos de idade devem dormir entre 11 e 14h por dia, podendo chegar a 9 ou 16h.