Dor de cabeça na gravidez

Dor de cabeça é um problema de saúde comum. Dados médicos apontam que em todo o mundo, 40% das pessoas sofrem pelo menos de uma dor aguda na região por ano. Pode ser sinal de estresse ou sintoma de outras doenças, como gripe e sinusite. Durante a gravidez, a dor pode incomodar mais porque a mulher para ou diminui a quantidade de remédios que costumava tomava. A dor pode surgir em decorrência de certas mudanças de hábitos, como a diminuição do consumo de cafeína; além do estresse, cansaço, e da ansiedade, comuns na gestação.

Também podem surgir casos de enxaqueca, que se manifesta por episódios repetidos de dor de cabeça acompanhados por outros sintomas, como náusea, vômitos e intolerância à luz, aos ruídos e aos odore fortes. Quando ocorre na região da nuca ou quando vier acompanhada de dor no estômago e visão embaçada, significa o aumento da pressão arterial, o que costuma levar a problemas mais sérios.  Nesses casos mais graves a gestante deve passar por consulta médica, especialmente se for necessário fazer uso de medicamentos.

Paras se precaver, evite fatores já listados que desencadeiam as crises. Outras medidas simples ajudam a atenuar o problema:

– Coma com maior frequência e em menores quantidades.
– Tenha uma alimentação saudável, sem alimentos gordurosos, como chocolates, queijos amarelos, alimentos cítricos e embutidos.
– Faça atividades físicas próprias para gestantes, como ioga e hidroginástica.
– Evite dormir pouco ou em excesso, tentando manter um horário regular de sono.