A importância da música no desenvolvimento de bebês e crianças

Estudos científicos têm mostrado que a música é um elemento-chave para o desenvolvimento infantil,  especialmente nos primeiros anos de vida. “A música estimula não só o desenvolvimento cognitivo, mas também o desenvolvimento afetivo, físico e social”, explica a Dra. Flávia Parente.

São inúmeros os benefícios que a música traz para a criança, inclusive no período da gestação, quando a mãe canta para o filho com intuito de que ele reconheça a sua voz. Além de estimular a aprendizagem e a troca de afetos entre mãe/pai e bebê, a música contribui para o fortalecimento das relações afetivas com outras crianças e também para o bem-estar emocional da criança, estimulando o desenvolvimento físico e a coordenação motora. Por essa razão, a música deve estar presente não só em casa, mas também nos diversos contextos educativos, como a escola.

Os pais podem utilizar a música para interagir com os seus filhos, usando-a como um convite para dançar, brincar, cantar na hora do banho, de comer, ou simplesmente estarem juntos. Mas é preciso perceber quais os sons e as melodias que os seus bebês ou crianças gostam mais, sendo importante que eles proporcionem sensações de bem-estar.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

× Como posso te ajudar?
Verified by MonsterInsights