Homens também devem fazer exames pré-natal

Quando um casal decide ter um bebê, não é só a mulher que precisa fazer um check-up, o futuro papai também precisa fazer exames pré-concepcionais, já que seu estado de saúde também pode afetar direta ou indiretamente o bebê.

Essa avaliação é chamada de pré-natal masculino e consiste em uma bateria de exames de sangue, que incluem avaliação de sorologias e confirmação de tipagem sanguínea. Os exames podem evitar uma série de doenças e complicações, transmitidas do pai para a mãe e, consequentemente, para o bebê, como doenças sexualmente transmissíveis e virais por via aérea. O acompanhamento pode revelar ainda o histórico genético do pai, sendo capaz de prever algumas possibilidades de síndromes em geral, malformação fetal, doenças cardiovasculares e diabetes.

Além de benefícios para a saúde, o pré-natal do pai também evidencia um maior companheirismo com a mãe, o que proporciona uma gestação mais tranquila e feliz para a mulher. “É crescente a vontade dos futuros papais de participarem mais ativamente da gestação, preocupando-se com a saúde do bebê e do casal”, observa o Dr. Evangelista Torquato.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

× Como posso te ajudar?
Verified by MonsterInsights