Infertilidade e esterilidade: qual a diferença?

Infertilidade e esterilidade: você sabe qual a diferença?

Casais que não consegue conceber uma criança após um ano de vida sexual ativa e contínua, sem estar usando qualquer método contraceptivo, são considerados inférteis. Tecnicamente, a infertilidade é uma diminuição da capacidade de ter filhos devido a alterações nos sistemas reprodutores masculino e/ou feminino.

 

Já os casais cuja capacidade natural de gerar filhos é nula são considerados estéreis. Entre as causas mais comuns da esterilidade na mulher, está a obstrução das trompas, e no homem, a ausência de espermatozoides no ejaculado. Entre as causas da infertilidade na mulher está a endometriose e a síndrome dos ovários policísticos, e nos homens, a diminuição do número e da motilidade dos espermatozoides.

 

Nem todos os problemas de fertilidade são resolvidos com as técnicas de reprodução assistida. Em alguns casos, pode-se utilizar um tratamento hormonal ou cirurgia para reverter a causa da infertilidade ou da esterilidade. Para outros, técnicas como a fertilização in vitro são o caminho para realizar o sonho de ter filhos. As chances de sucesso de cada tratamento serão discutidas com o casal e pelo médico especialista em reprodução assistida, que prescreverá o melhor tratamento de acordo com cada caso.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

× Como posso te ajudar?
Verified by MonsterInsights