Que a alimentação é importante para preservar a saúde da mamãe e do bebê todo mundo sabe. O que nem sempre conhecemos é que as mulheres que desejam engravidar devem cuidar da dieta antes mesmo da gestação.
É indicado que as futuras mamães realizem algum acompanhamento, com médico ou nutricionista, para verificar se ela está com o peso adequado, ou se tem deficiência de algum nutriente, pois é fundamental corrigir qualquer problema antes mesmo de engravidar.
A alimentação também tem um papel importante na fertilidade dos casais, visto que as funções vitais dependem de elementos químicos específicos que devem circular no organismo. A ausência de determinadas substâncias pode reverter num baixo rendimento no funcionamento dos órgãos necessitados.
Outras substâncias em excesso como a cafeína além das provenientes de alimentos ricos em gorduras saturadas como: hambúrguer, pastel, salgadinhos, também prejudicam o bom funcionamento do organismo de um modo geral.
De forma geral, quem pretende engravidar precisa de uma alimentação equilibrada e regular, com cinco a seis refeições por dia e ingerir maior quantidade de frutas e vegetais. Além de incluir na alimentação fibras, grãos e cereais integrais. Também é bom ter cuidado com os exageros e as guloseimas.