Menopausa precoce pode impedir gravidez natural

Cerca de 1% a 3% das mulheres sofrem com a menopausa precoce, o que pode impossibilitar as chances de engravidar de forma natural. As alterações de humor, ondas de calor, as fortes dores de cabeça e a diminuição da libido são os principais sintomas do problema.

O que as jovens mulheres não sabem é que esses sinais do corpo feminino podem surgir antes dos 30 anos e atrapalhar os planos de futuras gestações. Muitas das causas da menopausa precoce são desconhecidas, mas a pré-disposição genética, histórico de quimioterapia ou radioterapia e as doenças autoimunes, geralmente ligadas à tireoide, estão entre os fatores mais citados pelos especialistas.

A menopausa é caracterizada pela parada do funcionamento dos ovários. Ou seja, os óvulos não são mais produzidos e os níveis de hormônios essenciais para a gravidez diminuem bastante. O período comum que isso acontece é entre os 45 e os 55 anos de idade. A menopausa é considerada precoce quando ocorre antes dos 40 anos.

As mulheres que têm a menopausa prematura costumam apresentar chance inferior a 10% de ser capaz de engravidar de forma natural. Caso não consiga a gestação com seus próprios óvulos, a mulher pode optar pela doação de óvulos (ovodoação). Nessa técnica de tratamento, os óvulos doados são fertilizados com os espermatozoides e após a formação dos embriões, são transferidos para o útero da paciente. A taxa de sucesso chega a 50%.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

× Como posso te ajudar?
Verified by MonsterInsights