Atividades físicas podem contribuir para a fertilidade dos homens

Exercícios físicos ao ar livre, corrida, caminhada ou musculação podem melhorar a fertilidade masculina e aumentar as chances de ter filho, revelou pesquisa realizada na Universidade Harvard, nos Estados Unidos. No estudo, os homens que praticavam essas atividades apresentaram uma maior concentração de espermatozoides no sêmen do que aqueles que não praticavam.

Ao todo foram analisados 137 homens na pesquisa realizada entre 2008 e 2012. Durante esse período, os voluntários responderam a questionários sobre a prática de exercícios físicos e tiverem suas amostras de sêmen examinadas.

Os pesquisadores observaram que nos participantes que praticavam, pelo menos, sete horas semanais de qualquer exercício de intensidade moderada, o sêmen tinha uma contagem de esperma 48% maior do que naqueles que se exercitavam menos do que uma hora semanal.

A contagem do esperma é a medida da quantidade de espermatozoides por mililitro de sêmen. Com o número maior do que 39 milhões, o homem é considerado saudável; abaixo o de 15 milhões, tem baixa contagem (oligospermia); e menos do que 10 milhões, é avaliado como infértil.

De acordo com os especialistas, os exercícios ao ar livre ainda são mais benéficos, já que a exposição ao sol pode contribuir para aumentar os níveis de vitamina D, o que contribui de certa forma para que o homem seja mais fértil. A musculação é a atividade em ambiente fechado que mostrou contribuir mais com fertilidade. Na pesquisa, o participante que praticava por mais de duas horas semanais obteve, em média, 25% maior do que aqueles que não praticam.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

× Como posso te ajudar?
Verified by MonsterInsights