Varicocele é a principal causa da infertilidade masculina

A varicocele está entre os problemas mais frequentes nos homens e é uma das principais causas da queda da fertilidade masculina. A doença consiste na dilatação anormal das veias testiculares, principalmente após esforço físico.

O processo é parecido com o que acontece nas varizes de outros locais do corpo: a insuficiência das veias de drenagem dos testículos, leva a retenção sanguínea e a dilatação venosa. Embora seja uma das principais causas da infertilidade masculina, a varicocele não provoca problemas de potência sexual.

Estima-se que no mundo inteiro, a varicocele atinge cerca de 20% dos homens. A doença costuma desenvolver-se mais do lado esquerdo do escroto. Em alguns casos, os portadores do problema podem sentir dor e/ou desconforto e ter a estética da região comprometida.

O diagnóstico é realizado por meio de exames de imagens: ultrasonografia, ecografia testicular e cintilografia dos testículos. O tratamento é feito com a utilização de suspensório escrotal durante as atividades físicas e medicamentos por via oral,         que contribuem para melhorar os sintomas. Nos casos em que a varicocele tiver relação com a infertilidade, o procedimento cirúrgico será essencial para reverter o problema.