O inchaço nos pés, pernas e mãos, é comum, principalmente, a partir do sétimo mês de gestação. Isso é causado pela retenção de líquidos, até porque nesse período o corpo produz cerca de 50% a mais de fluidos e sangue para suprir as necessidades do bebê.Cerca de 80% das grávidas saudáveis retêm líquidos corporais na reta final da gestação. A futura mamãe precisa beber bastante líquido, principalmente nos dias mais quentes, para evitar e amenizar os inchaços.
Reduzir o sal da alimentação também é importante, já que o consumo desse produto leva à retenção de líquidos. Caminhadas e hidroginásticas também são super recomendadas, bem como o uso de meias elásticas, que pressionam as paredes das veias periféricas, diminuindo o acúmulo de água nas pernas e pés.
Ficar de pernas para o ar no final do dia é outra dica importante. Isso facilita o retorno do sangue para o coração. A drenagem linfática também é forte aliada para amenizar o problema. O método ajuda a melhorar a circulação sanguínea e a reduzir o inchaço, mas seu uso tem restrições durante a gestação.