A amamentação é um dos momentos mais simbólicos da maternidade, além de ser muito importante para o desenvolvimento do bebê. Para isso, existem algumas técnicas que ajudam as mamães a achar a melhor posição para acomodar o bebê e facilitar a amamentação.
Existem três posições mais comuns: a tradicional, que a mãe fica sentada e o bebê de frente para mãe; a posição sentada inversa; onde o corpinho do bebê fica debaixo da axila, com a barriga apoiada nas suas costelas; e a outra a mãe apoia o corpo do bebê com o braço e a cabeça com a mão. Todas essas posições facilitam o bebê a ‘pegar’ a auréola da mama.
A posição deitada, onde o bebê fica de frente para a mãe, barriga com barriga, também é uma ótima opção, em especial para as mamães que se submeteram à cesárea.
Os especialistas dizem que posição ideal é aquela onde ambos se sentem confortáveis, com o bebê alinhado ao corpo da mamãe. Independente da posição é importante que a mãe esteja relaxada e bem apoiada. O bebê também precisa estar da mesma forma, posicionado corretamente, com o corpo junto ao da mãe.