Espermograma: importante exame para diagnosticar a infertilidade masculina

O espermograma, geralmente, é solicitado pelo especialista quando o casal está no processo de diagnosticar a infertilidade. Um em cada cinco casais enfrentam problemas de infertilidade, o homem é responsável por cerca de 35% dos casos com a infertilidade conjugal e apenas 20% dos casos estão associados as mulheres.

A baixa produção de espermatozoides está entre as principais causas da infertilidade masculina. Em alguns casos, são reversíveis quando as causas são disfunções hormonais, infecções, varizes que geram pressão no testículo e dificulta a produção de espermatozoides.

O espermograma é solicitado pelo médico urologista, por meio dele é avaliada a qualidade e quantidade dos espermatozoides. O normal é que o homem apresente 20 milhões de espermatozoides a cada mililitro de esperma. Durante toda a vida o homem produz espermatozoides, idade avançada não impede que ele possa gerar filhos.

Através da análise do sêmen também é possível obter informações da produção testicular, como as propriedades funcionais dos espermatozoides e a função secretora das glândulas do sistema reprodutor masculino.

Compartilhar:

6 respostas

    1. A abordagem para investigação varia de acordo com cada paciente. É preciso uma consulta para decidir junto ao especialista a melhor maneira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

× Como posso te ajudar?
Verified by MonsterInsights