Dieta rica em gordura pode reduzir número de espermatozoides em 40%

Além dos riscos de desenvolvimento de doenças cardíacas, uma dieta rica em gordura pode diminuir a contagem de espermatozoides de um homem. Pesquisadores observaram que concentração de espermatozoides é mais baixa em homens que consomem as maiores quantidades da gordura.

Pesquisadores dinamarqueses fizeram uma pesquisa com homens jovens e saudáveis que não buscavam tratamento de fertilidade. O estudo revelou que os prejuízos de uma alimentação rica em gordura saturada vão além do excesso de peso e do aumento do risco de doenças cardiovasculares, ao ingerir grandes quantidades da gordura pode afetar de forma negativa a fertilidade masculina, já que o hábito parece estar ligado a uma menor concentração de espermatozoides no sêmen do homem.

A gordura saturada, presente em alimentos como carne vermelha e frituras, aumenta o LDL (colesterol ruim) no sangue, que acaba se acumulando nas artérias. Segundo a pesquisa, o consumo de gordura pode chegar a reduzir em 40% a contagem de esperma no sêmen.Essa medida consiste na quantidade de espermatozoides presentes em cada mililitro de sêmen. Homens considerados saudáveis têm uma contagem de espermatozoides por mililitro de sêmen superior a 39 milhões. Abaixo dos 20 milhões, já é considerada uma baixa contagem (oligosperma) e, abaixo dos 10 milhões, o homem é considerado infértil.

Os pesquisadores descobriram que aqueles que consumiram mais gordura tiveram uma redução de 38% dos espermatozoides (45 milhões por mm) e 41% da contagem do esperma (128 milhões). Já os participantes que comeram menos gordura tiveram uma concentração de espermatozoides em torno de 50 milhões por mm e 163 milhões da contagem do esperma.

Para Tina Jensen, coordenadora da pesquisa, não é possível ainda afirmar que a relação encontrada entre gordura saturada e a redução da concentração de espermatozoides é direta e causal. No entanto, ela acredita que o estilo de vida seguido por quem come muita gordura possa ajudar a explicar os resultados. Jensen lembra que, no ano passado, um estudo mostrou que, entre 1989 e 2005, a concentração de espermatozoides em homens franceses de 35 anos caiu de 74 milhões para 50 milhões por mililitro de sêmen. “Eu acho que a obesidade e o alto consumo de gordura saturada são algumas das causas para que isso ocorra”, diz.

Fonte: Veja

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

× Como posso te ajudar?
Verified by MonsterInsights