A importância da saúde bucal da gestante

A Saúde bucal da mulher merece uma atenção especial, principalmente durante o período da gestação. Os cuidados com a higiene bucal e os dentes são fundamentais e as visitas frequentes ao dentista se torna essencial para o bem estar da mãe e do bebê.

Confira cuidados e orientações sobre odontologia para gestantes.

1. Há tratamentos especiais para grávidas?

Ao planejar a gestação a mulher deve fazer um check-up odontológico. Tratamentos odontológicos devem ser realizados antes da gravidez para evitar procedimentos odontológicos de emergência durante a gestação.

2. Quais cuidados devem ser tomados durante a gravidez?

A principal medida é a manutenção da higiene oral diária. Estudos científicos já comprovaram que a gengivite e a periodontite (inflamações gengivais) estão associadas a riscos durante a gravidez, principalmente por favorecerem o acontecimento de partos prematuros. Por tanto, vale a preocupação com estes possíveis problemas.

3. Há alguma mudança nos dentes ou gengivas da mulher durante a gravidez?

Existe um mito de que o bebê toma o cálcio das mães durante a gestação e que por isso, a grávida fica com os dentes fracos e com mais cáries, apenas um mito. O que ocorre é um aumento do risco de desenvolver cáries. As mudanças na dieta (introdução de mais carboidratos e/ou maior frequência alimentar), as mudanças na higiene oral (desatenção e/ou dificuldades na escovação devido a ânsias de vômito) e ainda a maior ocorrência de vômitos podem desequilibrar o meio bucal. Quanto à gengiva, esta pode sofrer alterações por conta das mudanças hormonais que ocorrem durante a gestação. As gengivas podem sofrer uma inflamação com maior facilidade e por isso exigem um cuidado especial. A dica é o uso de escovas com cerdas macias, uso diário de fio dental e enxaguantes bucais sem álcool.

4. Saúde bucal do bebê.

Os dentes de leito do bebe estarão se formando a partir da sexta semana de gestação e os dentes permanentes entre o quarto e o sexto mês. Atitudes simples como ter alimentação balanceada e passar longe de álcool e drogas podem ajudar na boa formação dos dentinhos do bebê.