Diabetes Gestacional: Tire as suas dúvidas

Diabetes Gestacional é um problema atinge cerca de 7% das gestantes no Brasil, aparecendo durante a gravidez e acaba após o parto, mas exige cuidados durante toda a gestação para manter a saúde da mãe e do bebê.
Esclareça suas dúvidas sobre este problema:

O que é a Diabetes Gestacional?
Diabetes Gestacional é o alto nível de açúcar no sangue que começa ou é diagnosticado durante a gestação.

Quais são os sintomas da diabetes gestacional?
Os sintomas do Diabetes Gestacional se confundem com sinais característicos da gravidez, como aumento de apetite, fraqueza, vômitos frequentes, náuseas, visão turva e maior quantidade de urina e muita sede.

Como é feito o diagnostico da doença?
O problema é detectado por meio de um exame de sangue, feito em torno da 24ª semana

Como é feito o tratamento?

Busque orientação do obstetra ou de um Endocrinologista sobre como controlar a taxa de açucar no sangue. Reduza o consumo de doces e bebidas com cafeína. Dependendo da gravidade do problema, os médicos podem prescrever também injeções de insulina.

O problema desaparece após o parto?

Sim. Os níveis de açúcar costumam se normalizar de três dias a uma semana após o nascimento do bebê. Mas você deve ser submetida a um novo exame de glicemia de jejum . Vale lembrar que Mulheres que já eram obesas antes da gravidez têm mais risco de continuar diabéticas depois do parto.

Como reduzir o risco de desenvolver o problema?

Uma dieta saudável e prática regular de atividades físicas são uma ótima estratégia para fugir da diabetes gestacional.