Tratamentos Estéticos durante a Gravidez

Além de cuidar da saúde, toda grávida também se preocupa com a sua beleza. Por isso que sempre surge a dúvida: que produtos e procedimentos são permitidos e quais são proibidos nesse período? Confira o que a gestante pode ou não usar durante a gestação.

Filtro Solar.
Não só pode como DEVE usar o produto. É fundamental que a gestante use o Filtro solar todos os dias como um FPS alto, no mínimo 30 e PPD 10. Isso previne o aparecimento das manchas típicas da gravidez.  Não compre produtos que tenham em sua fórmula alguns ativos que passam para a corrente sanguínea, como metoxiciniamato, benzophenona, metilbenzilideno cânfora (4-MBC), 3-benzilideno cânfora (3-BC), octocrileno (OC), PABA e parabenos. Na dúvida consulte um dermatologista.

Drenagem linfática manual

Desde que executada por profissionais qualificados, a drenagem está permitida e até pode ser positiva, pois diminui os inchaços nas pernas.  Se mal aplicada, a drenagem é capaz de desencadear hematomas e até estimular contrações uterinas após o sexto mês.

Limpeza de pele

É um ótimo recurso para as grávidas que sofrem com cravos e espinhas. O dermatologista ou esteticista deve usar somente produtos hipoalergênicos e calmantes, sem incluir esfoliantes com ácidos, que podem ser absorvidos pela pele e chegar até o bebê pela corrente sanguínea. Como a pele já está sensível e suscetível a manchas, aplique o filtro solar imediatamente após o procedimento.

Rejuvenescimento com uso de toxina botulínica:

A aplicação da toxina botulínica é utilizada para o rejuvenescimento através da paralisação dos músculos da face. A toxina é absorvida pela corrente sanguínea e, por isso, não é recomendada durante a gestação.

Peeling químico:
O peeling realizado com ácidos é utilizado no rejuvenescimento cutâneo, no tratamento de acne e manchas, mas não é recomendado para gestantes. Como não há evidências conclusivas quanto à ação dos ácidos, orienta-se à gestante que não faça tais procedimentos estéticos, pelos menos até terceiro mês de gestação. Isso pode afetar a formação e o desenvolvimento do feto.

Depilação com cremes depilatórios

Cremes depilatórios, descorantes de pelos e laser para depilação estão proibidos. Faça a depilação com lâmina ou cera.

Coloração de cabelo
Jamais use produtos para colorir os fios até o fim dos três primeiros meses de gestação, pois a chance de absorção pela pele é maior, o que pode levar a uma má-formação no desenvolvimento fetal. Após o primeiro trimestre, é possível usar coloração ou tonalizante, desde que livres de amônia e água oxigenada.

Alisamento ou relaxamento

Estes produtos não são testados para uso em grávidas e, por isso, os dados a respeito dos riscos são insuficientes. Além de que os alisamentos trazem elementos que evaporam com facilidade durante a aplicação e têm forte odor, que chega aos pulmões da gestante. Não se sabe se o que é inalado atingirá o embrião ou feto. Outro fator agravante é que a maioria dos alisantes trazem formol ou derivados na sua formula, o que é prejudicial à saúde.

 

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

× Como posso te ajudar?
Verified by MonsterInsights