Como Engravidar com Segurança aos 35 anos

O adiamento da gravidez é uma tendência mundial nos dias atuais. São muitos os fatores que influenciam na escolha de adiar o sonho de ser mãe: a instabilidade financeira, a busca pela estabilidade financeira, a espera pelo relacionamento estável, enfim são muitos os motivos. Entretanto, como consequência desta decisão há o fato de que a idade afeta a capacidade reprodutiva feminina.

A queda da fertilidade é um fator biológico. Estima-se que a chance de gravidez para mulheres de 40 anos caem de 20% para 5%. Como explicação para este declínio de fertilidade, podemos apontar as mudanças na função ovariana e alterações na liberação do óvulo. Problemas ginecológicos como infecções pélvicas e endometriose podem diminuir a fertilidade.

Estar preparada é fundamental.

Por saber que a idade pode ser um fator determinante da fertilidade feminina, a mulher precisa adotar cuidados adicionais antes da gestação. Os riscos de uma gravidez tardia podem ser contornados com uma preparação prévia e um pré-natal com acompanhamento adequado.

A primeira medida a ser tomada é tomar vacinas contra rubéola, sarampo, caxumba, hepatite A e B e catapora pelo menos 3 meses antes de engravidar. Não se deve esquecer também dos testes de sorologia para hepatite B e C e HIV. Problemas de saúde pré-existentes devem ser observados com cautela.

Mulheres portadoras de doenças crônicas, tais como pressão alta e diabetes também merecem atenção especial e aconselhamento do obstetra antes de tentar a gravidez. É importante que essas doenças estejam bem controladas antes da tentativa de engravidar.