Hidroginástica durante a gravidez

A prática de atividades físicas durante a gravidez traz inúmeras vantagens e é indispensável para o bem-estar da mulher, salvo restrições médicas. As características do meio aquático permitem trabalhar sem o peso real do corpo, o que torna a atividade mais fácil, menos propensa a criar lesões e mais agradável.

Entre as opções de exercícios que podem ser praticadas pelas gestantes, a hidroginástica está entre as mais recomendadas por causa dos vários benefícios que a prática traz ao corpo das futuras mamães. Além de ser uma atividade física com intensidade moderada, a flutuação na água ajuda a aliviar o peso extra da gestação e a diminuir o impacto dos movimentos sobre as articulações do corpo.

A hidroginástica possibilita a redução do percentual de gordura, o fortalecimento da musculatura, o relaxamento muscular, a melhora da capacidade cardiorrespiratória e a diminuição da percepção de dor na hora do parto, pois trabalha o fortalecimento do abdome e do músculo do períneo.

A atividade trabalha não só o corpo, como também a mente das gestantes. O contato com a água é ao mesmo tempo estimulante e relaxante. Há um alívio de estresse e os exercícios estimulam ainda a produção da endorfina, responsável pela sensação de bem-estar e bom humor.

Vale ressaltar que a hidroginástica, de acordo com estudos, não acarreta problemas ao feto, como nascimento de bebês prematuros ou de baixo peso.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

× Como posso te ajudar?
Verified by MonsterInsights