Candidíase e Infertilidade

Uma grande parcela da população feminina do mundo sofre ou já sofreu com os sintomas da Candidíase. No entanto, o que muitas destas não sabem é que a doença também está associada à diminuição
das chances de gravidez. Porém, vamos começar esclarecendo o que é Candidíase, seus sintomas e então explicar a relação desta doença com a infertilidade.

O que é Candidíase vaginal ?

A Candidíase é uma infecção causada pelo fungo Candida albicans e se dá quando há um desequilíbrio na flora vaginal da mulher, onde existem normalmente fungos e bactérias.

A Candida aparece quando a resistência do organismo cai ou quando a resistência vaginal está diminuída. Outros fatores também podem contribuir para este desequilíbrio, como a baixa imunidade e estresse, o uso exagerado de duchas e de calças jeans apertadas. Desta forma, quando a imunidade da pessoa cai, os fungos podem se multiplicar de forma acentuada, o que provoca uma secreção.

Sintomas

A Candidíase provoca corrimento espesso, tipo nata de leite e geralmente é acompanhado de coceira, ardência durante a relação sexual, irritação intensa e vermelhidão, sintomas estes que se acentuam após o sexo.

Candidíase x infertilidade

Quando a mulher apresenta a doença, há a alteração do pH da região íntima desta, o que pode tornar o ambiente vaginal hostil para os espermatozoides, por mais que estes estejam protegidos pelo líquido seminal.

Vale ressaltar também que o uso de antifúngicos e cremes vaginais durante o tratamento contra a doença pode dificultar a locomoção do espermatozoide ao óvulo, o que também diminui as chances de gravidez, além de dificultar o sucesso em mulheres que estão sendo sujeitas a tratamentos de fertilização.

Tratamento

A Candidíase é uma doença comum e fácil de ser tratada através de medicamentos como cremes vaginais, e comprimidos para uso oral.

Uma resposta