Exercícios no pós-parto

Logo após o parto, todas as atenções estão voltadas para o bebê, mas as mamães se preocupam com os quilinhos a mais adquiridos durante a gestação, e em como vão perdê-los sem prejudicar sua saúde ou do neném. É importante salientar que voltar ao seu peso normal é bom para a saúde e bem-estar dos dois, mas requer cuidados e recomendações médicas.

A maioria das mães tem dúvida sobre quanto tempo pós o nascimento do bebê precisa esperar para poder retomar suas atividades físicas. Se foi parto normal 15 dias são suficientes, mas se foi cesária os exercícios tem que ser mais leves como caminhadas, por exemplo, só após um mês pode-se fazer natação e hidroginástica e somente três meses depois exercícios pesados como abdominal. Em ambos os casos, é preciso ter muita atenção com a hidratação e beber bastante líquido para não comprometer a amamentação.

O corpo da mulher demora de seis meses a um ano para voltar ao normal, por isso é aconselhável que o retorno as atividades seja gradual e a qualquer sinal de desconforto interromper imediatamente e consultar seu médico. Além disso, segundo a nutricionista Roberta Becco da clinica de reprodução humana Evangelista Torquato, exagerar na malhação pode prejudicar a capacidade de amamentar.

Para eliminar os excessos e reduzir a flacidez, exercícios aeróbicos e localizados é a melhor estratégia. Os primeiros promovem gasto calórico elevado e ajudam a emagrecer, enquanto os localizados trabalham postura e fortalecem a musculatura. Caminhada e bicicleta são ótimas opções aeróbica e para localizados a melhor opção é Pilates.

É importante que independente do exercício escolhido seja um momento de relaxamento para a mãe, para aliviar a ansiedade e tensão. Ajuda também para aliviar as dores nas costas muito comuns nesse período. E quando o bebê tiver maior a mãe pode levá-lo para caminhar junto num carrinho e curtir um pouco o mais novo membro da família.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

× Como posso te ajudar?
Verified by MonsterInsights