Psicologia

A psicologia estuda o comportamento humano e seus processos mentais e avalia os fatores que sustentam e movimentam o ser humano, como sensações, emoções, percepções, aprendizagem, entre outros. Na Clínica Evangelista Torquato, esse área é de responsabilidade da Dra. Flávia Parente.

A infertilidade possui várias causas clínicas, portanto, não se admite uma intervenção que exclua a dimensão emocional e nem o contexto ambiental no qual estão inseridos os pacientes. A presença do psicólogo nas equipes que trabalham com casais inférteis é de fundamental importância, pois cria um espaço de escuta e de apoio nas diferentes fases do tratamento médico, tanto na modalidade de atendimento individual, quanto ao casal.

O tratamento de reprodução assistida gera impactos sobre o corpo, a mente, o contexto familiar e de amigos, o trabalho, as finanças do casal, as posturas éticas e as crenças religiosas. Em alguns casos, o diagnóstico de infertilidade, a realização de vários exames médicos e os tratamentos para se alcançar uma gravidez podem ser demasiadamente desgastantes para os casais.

Nem todos os casais reagem da mesma forma, pois estão envolvidos vários outros fatores, como a boa relação conjugal, o apoio dos familiares e amigos, a compreensão no local de trabalho, a facilidade em conciliar os tratamentos com a atividade profissional, entre outros. Alguns encontrarão mais dificuldades em lidar com a infertilidade e tratamentos associados. Nestes casos, é frequente observar a existência de dificuldades conjugais e sexuais, isolamento social, ansiedade, depressão, angústia em relação ao tratamento, sentimentos de culpa ou desespero e dificuldades em lidar com o insucesso do tratamento.

Os objetivos do serviço de psicologia são informar e orientar a respeito dos diferentes procedimentos, diagnósticos e terapias que envolvem os pacientes. Além disso, promove o apoio e a contenção emocional, ajuda o casal a desenvolver mecanismos de adaptação eficazes para essas situações, apóia-o na tomada de decisões sobre as diferentes instâncias do tratamento, como congelamento, doação de gametas, etc.

Especialistas

Sárvia Abreu

Psicologia

Ver perfil Completo

 

Gostou do nosso site? Acompanhe as nossas redes sociais: