Nutrição

A nutrição é a ciência que estuda a composição dos alimentos e as necessidades nutricionais de cada indivíduo. O profissional da área realiza o diagnóstico nutricional do paciente e fornece uma dieta específica para cada caso. Uma alimentação balanceada promove o bom funcionamento do corpo e é fundamental para o tratamento e o controle das doenças crônicas.

Pesquisas inovadoras indicam que vários componentes da dieta podem ajudar os casais a evitar as causas mais comuns da infertilidade – com os problemas de ovulação e a qualidade do esperma, a partir de um plano alimentar para fertilidade, que auxilia homens e mulheres a potencializar as chances de engravidar.

A alimentação tem um papel importante na fertilidade do homem e da mulher, visto que as funções vitais dependem de elementos químicos específicos que devem circular no organismo. A ausência de determinadas substâncias pode reverter num baixo rendimento no funcionamento dos órgãos necessitados. Outras substâncias em excesso, como a cafeína, além daquelas provenientes de alimentos ricos em gorduras saturadas como: hambúrguer, pastel, salgadinhos, também prejudicam o bom funcionamento do organismo de um modo geral.

Uma das causas da infertilidade é o “estresse oxidativo” causado por vários fatores, entre eles, o aumento de radicais livres, a poluição, a alimentação e o estresse diário. Alguns trabalhos científicos demonstraram uma possível interferência desses fatores no desenvolvimento da endometriose. Estes fatores em conjunto podem piorar a evolução da doença e, por isso, uma dieta balanceada e um estilo de vida adequado ajudam a prevenir o surgimento ou o agravamento da endometriose.

Um hábito intestinal normal e regular é imprescindível para a melhoria da imunidade. A paciente que não evacua regularmente tem retenção de material fecal e aumento de toxinas que deprimem o sistema imunológico. A hidratação também é um fator importante a ser considerado para a liberação de toxinas e equilíbrio homeostático.

Especialistas

Yohanne Almeida

Nutrição

Ver perfil Completo

Gostou do nosso site? Acompanhe as nossas redes sociais: