Lia Torquato

Formada em Enfermagem pela Universidade de Fortaleza (Unifor) em 1986 e especialista em Educação e Saúde pela Universidade Vale do Acaraú. Por quatro anos, integrou a equipe do Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Geral de Fortaleza. Hoje, atua no BLH do Hospital Dr. Cesar Cals. Trabalha no acompanhamento das gestantes dentro do Programa de Saúde da Família em Fortaleza e já atuou em outros munícipios do Ceará, como Nova Russas, Poranga, Trairi, Aracati, Pentecoste e Ipaporanga.

A paixão pela amamentação surgiu ainda durante sua atuação no interior do estado. Em 1998, Lia viu na prática a importância do leite materno para o desenvolvimento e para a saúde dos bebês. “Acompanhei um recém-nascido pré-maturo extremo. Na ocasião, o município não tinha mais condições de trazer essa criança para ser atendida em uma unidade de tratamento intensivo (UTI) neonatal em Fortaleza. Esse caso me sensibilizou, fiz um acompanhamento de amamentação exclusiva e conseguimos salvar essa criança”, relembra.

A partir desse momento, Lia Torquato voltou sua atuação profissional para a orientação das gestantes e o acompanhamento das nutrizes para garantir o sucesso da amamentação.

Gostou do nosso site? Acompanhe as nossas redes sociais: