30316060

Infertilidade feminina: entenda quais são as principais causas

Apesar das mulheres terem uma vida cada vez mais corrida e procurarem pela independência financeira antes de formar uma família, o desejo de engravidar ainda é um sonho para a maioria. Muitas vezes, quando essa independência chega, essas mulheres se deparam com um problema muito comum: a infertilidade.

A infertilidade feminina pode ser causada por vários motivos e a idade é um fator determinante nesse processo. Por isso, é importante estar alerta e investigar qualquer problema desde cedo. Assim, é muito mais fácil identificar o tratamento correto e em tempo hábil.

Pensando nisso, nós vamos te apresentar as principais causas da infertilidade feminina. Vamos lá?

Gravidez após os 35

A idade  da mulher é uns dos principais fatores que dificulta a gravidez.  Após os 35 anos de idade, a quantidade de óvulos começa a cair drasticamente, além de perder a sua qualidade. O período mais fértil de uma mulher ocorre entre os 20 e 30 anos e, após isso, as chances de engravidar de forma natural já não são mais as mesmas.

Estima-se que após os 40 anos, 87% das mulheres já podem estar inférteis. Por isso, é importante planejar uma gravidez antes dos 35 ou procurar uma clínica de reprodução humana assim que identificar a dificuldade para engravidar. Lembrando que um casal só pode ser considerado infértil após um ano de tentativas, sem uso de contraceptivos.

Endometriose

A endometriose é uma doença que afeta cerca de 15% das mulheres e ocorre em vários níveis de gravidade. Os casos mais agravantes, e que geram a infertilidade, acontecem quando as trompas sofrem alterações na sua estrutura e deixa uma lesão pélvica, impedido o espermatozoide de encontrar os óvulos. Além disso, a endometriose também está associada a uma maior dificuldade de implantação do embrião no útero.

Se você tem ou já teve endometriose, é muito importante procurar um especialista desde a detecção do problema para que os danos causados sejam os mínimos possíveis, principalmente se você tem mais de 30 anos.

Problemas na ovulação

A ovulação é necessária para que a gravidez possa ocorrer de forma natural, mas algumas mulheres apresentam uma desordem nesse processo. Isso pode acontecer por alguns fatores, momentâneos ou de longo prazo.

A Síndrome dos Ovários Policísticos é uma das causas principais dos problemas com a ovulação. Alguns cistos se prendem ao ovário e causam ciclos menstruais irregulares e até mesmo a ausência da menstruação. Além disso, outros fatores como estresse, tabagismo, obesidade, problemas hormonais e tratamento contra o câncer podem causar problemas na ovulação.

Menopausa precoce

A menopausa precoce ocorre quando a mulher deixa de ovular antes dos 40 anos. As causas para esse problema são variadas, mas, geralmente, estão associadas a problemas genéticos, tabagismo, tratamentos contra o câncer ou doenças do sistema imunológico.

Doenças ou infecções

Algumas doenças sexualmente transmissíveis podem atrapalhar o processo para que a gravidez ocorra, assim como a malformações no útero. Outros problemas comuns que podem causar a infertilidade são miomas, infeções causadas por fungos ou vírus, alterações na tireoide ou tratamentos pesados de doenças, como a quimioterapia.

É por esses e outros problemas que é tão importante manter a saúde em dia. Nem todas as causas de infertilidade feminina são evitáveis, mas quanto mais cedo a mulher consegue receber um diagnóstico, mas fácil é encontrar um tratamento adequado e mais eficaz.

E se você está enfrentando algum dos exemplos que apresentamos aqui, deixe um comentário contando as suas experiências!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou do nosso site? Acompanhe as nossas redes sociais: