Entenda melhor: Pólipos Endometriais – e como eles podem influenciar na fertilidade

Com a nossa capacidade de olhar dentro do útero aumentando, muitas mulheres dizem que têm uma anomalia comum da mucosa uterina, chamada pólipo endometrial. A compreensão destes tumores comuns que se desenvolvem no interior da cavidade uterina irá ajudar as pacientes a decidirem qual o melhor tratamento para eles.

O útero é majoritariamente composto por músculos. No entanto, o revestimento interior do útero é feito de um tecido “fofo” do endométrio que cresce e encolhe durante o ciclo menstrual. Se uma mulher não engravidar, esse revestimento é eliminado, causando um período menstrual. Depois da menstruação, o revestimento cresce rapidamente sob a influência de hormônios como o estrogênio. Pólipos são áreas que crescem um pouco demais. À medida que crescem, eles geralmente se espalham, mas permanecem ligados a uma haste pequena, semelhante a um arbusto ou uma árvore. O caule é como o tronco de uma árvore, enquanto a maior parte do pólipo é como os galhos. Eles são geralmente do tamanho de uma borracha de lápis, embora possam ser ainda menores. Raramente os pólipos podem crescer para o tamanho de uma laranja.

Como a maioria dos pólipos é pequena, eles provavelmente não costumam causar sintomas. No entanto, quando os sintomas ocorrem, eles geralmente incluem sangramento excessivo durante o período menstrual, sangramento entre períodos, ou mesmo manchas após a relação sexual. Algumas mulheres relatam alguns dias de sangue marrom depois de um período menstrual normal. Pólipos causam estes sintomas porque eles balançam a partir de suas hastes e irritam o tecido circundante, o que faz com que o tecido se esfregue pra fora, expondo os vasos sanguíneos minúsculos. Estes vasos sanguíneos sangram, levando a manchas ou sangramento vaginal.
Se o pólipo interferir com o óvulo e o espermatozóide, isso pode tornar a gravidez mais difícil. As pessoas não sabem, mas isso é comum.
Também é possível que eles possam aumentar as chances de abortos espontâneos, mas isto também é desconhecido. A maioria dos ginecologistas irá remover os pólipos se eles forem encontrados em mulheres com história de aborto espontâneo.

Se uma mulher vai para o seu médico queixando-se de manchas entre as menstruações, após a relação sexual ou sangramento muito intenso durante o período menstrual, o médico normalmente irá pensar em pólipos como uma das muitas causas possíveis. O diagnóstico de pólipos endometriais envolve olhar para dentro da cavidade uterina. Um ultra-som regular (também chamado de ecografia) geralmente não diagnostica pólipos, porque a pressão no interior do útero achata os pólipos, tornando-os muito difíceis de ver. Um ultra-som especial, chamada de sono-histerografia (ultra-som de água), permite aos médicos ver o interior do útero depois de algumas gotas de água estéril serem cuidadosamente introduzidas no útero através da vagina. A água abre a cavidade uterina, permitindo ao médico ver se algum pólipo está ali.

Outro teste de diagnóstico é o HSG, que utiliza corante sob pressão para abrir o útero e tubos. Um rápido raio-x é então levado para ver se quaisquer pólipos estão no útero. Finalmente, ginecologistas estão se tornando mais hábeis no uso do histeroscópios para examinar o interior do útero. Este é um pequeno tubo iluminado que vai para dentro da vagina, em seguida, do útero. A histeroscopia utiliza pequenos tubos e pode ser realizada no escritório, mas tubos maiores (usado para remover pólipos grandes ou fibromas) geralmente requerem anestesia no hospital.

Se um pólipo é diagnosticado, uma das primeiras perguntas é “isso poderia ser câncer?” Felizmente, pólipos raramente se tornam câncer. O risco aumenta, mas apenas ligeiramente, quando um paciente passa dos 50 anos.

A próxima pergunta é muitas vezes “como você remove o pólipo?” A moda antiga era realizar um D & C (dilatação e curetagem). Trata-se de uma raspagem suave do revestimento uterino. Infelizmente, o procedimento pode errar o pólipo completamente, uma vez que ele é feito apenas pelo tato. Imagine um pólipo pendurado por um pedúnculo pequeno. Como o instrumento passa raspando, ele provavelmente vai apenas empurrar o pólipo fora do caminho, sem pegá-lo. Felizmente, agora temos histeroscópios, o que nos permite olhar diretamente para o pólipo enquanto agarramos ou cortamos ele para longe do revestimento uterino. Isto assegura que o pólipo (ou, em alguns casos, pólipos múltiplos) seja removido.
Após a remoção de um pólipo, a paciente pode retornar ao trabalho em poucos dias. Ela pode perceber um pouco de manchas por alguns dias. Apenas uma pequena porcentagem de pólipos parecem voltar, mas é possível que meses ou anos após o tratamento de um pólipo, ele volte a aparecer. Se você é diagnosticado com pólipo endometrial, por favor, discuta opções de tratamento com seu médico, que está em melhor posição para ajudá-lo a decidir se você deve ou não removê-lo.

Fonte: Obgyn.net