Cinco mulheres esperam os bebês – Dr. Evangelista Torquato

O nascimento de Vitória Shérida de Souza dos Santos foi motivo de muita satisfação para a equipe médica da Bios – Centro de Medicina Reprodutiva, responsável pelo procedimento. Além de Vitória, estão previstos os nascimentos de mais oito bebês de proveta, todos para o mês de maio próximo. Dentre as cinco mulheres cearenses grávidas, uma está esperando trigêmeos.

O bebê de proveta é um processo de fecundação “in vitro” – laboratório.

Quando o casal não consegue ter filhos a recomendação médica é que primeiramente seja feito um tratamento a base de remédios. Em caso de não surtir efeito, os médicos sugerem a inseminação artificial. Quando esse método também não funcionar, resta apenas a tentativa do bebê de proveta.

Esse procedimento consiste, após aos medicamentos recomendados, na retirada dos óvulos — através de aspiração —, para serem fecundados com o sêmen do pai no laboratório. Depois de 36 horas da junção do óvulo com o espermatozóide se formarão os embriões. Esses serão colocados no útero da mulher através de um catéter.

De acordo com o Conselho Federal de Medicina, no máximo quatro embriões podem ser colocados no útero da mãe. Uma semana depois desse procedimento a mulher pode fazer o teste de gravidez. A partir de então, o período gestacional deverá transcorrer como outro qualquer. A única observação do especialista, Evangelista Torquato é que normalmente essas mães são muito ansiosas o que exige um acompanhamento mais próximos dos seus ginecologistas/obstetras.

Compartilhar:
× Como posso te ajudar?