Conhecendo o seu corpo: você sabe quais são fases do ciclo menstrual?

Alterações no ciclo menstrual podem significar patologias como a síndrome do ovário policístico

Você sabia que o ciclo menstrual provoca várias alterações no seu corpo? E que ter conhecimento sobre esse período pode ajudá-la de várias maneiras, como ao planejar uma gravidez?

Neste post, vamos falar sobre as fases do ciclo menstrual e como elas afetam o seu organismo. Quer saber mais? Então continue a leitura!

Quanto tempo dura um ciclo menstrual?

O ciclo menstrual normalmente possui cerca de 28 dias e pode ser dividido em 3 fases, de acordo com as mudanças hormonais que acontecem no corpo de todas as mulheres.

O sangramento que ocorre todo mês, a menstruação, acontece durante os anos de vida fértil da mulher. Eles começam na adolescência e terminam no período de menopausa.

O normal é que o seu ciclo varie de 25 a 35 dias. Ele inicia no primeiro dia de menstruação e termina quando a menstruação do mês seguinte inicia. No entanto, algumas mulheres podem possuir ciclos mais longos ou mais curtos.

É preciso ficar atenta à duração do seu ciclo, pois algumas variações podem significar patologias como a síndrome do ovário policístico.

Quais são as fases do ciclo menstrual?

Fase folicular

A primeira fase do ciclo menstrual é a folicular. Ela começa no primeiro dia em que a mulher menstrua e dura de 5 a 12 dias. Nesse período, ocorre aumento da produção de um hormônio chamado folículo estimulante, o FSH. Essa substância provoca a maturação dos óvulos.

O FSH também estimula a produção de outro hormônio pelos ovários, o estrogênio, que prepara o útero para uma futura gravidez, tornando seu revestimento mais espesso e vascularizado.

Fase ovulatória

Quando o ciclo chega à fase ovulatória, os níveis de estrogênio aumentam, o que leva à produção de outro hormônio, o luteinizante (LH), responsável por realizar a seleção do óvulo que mais amadureceu e provocar sua saída do ovário.

Esse processo é chamado de ovulação e ocorre geralmente no 14º dia do ciclo menstrual. Assim que é liberado, o óvulo passa pelas trompas onde passa 24 horas viável para fecundação. O embrião formado segue até o útero, onde estará pronto para sua implantação.

Já que os espermatozoides conseguem viver 5 dias dentro do corpo da mulher, existe a possibilidade de ocorrer uma gravidez, se a relação sexual tiver ocorrido em até 5 dias antes da ovulação.

Fase lútea

A última fase do ciclo menstrual é a lútea, que ocorre nos últimos 12 dias do ciclo. Durante esse período, o folículo que permaneceu no ovário após a saída do óvulo inicia uma maior produção de progesterona, que tem como objetivo preparar a camada do útero que irá fixar o futuro bebê para uma eventual gravidez.

Ocorre também uma elevação do estrogênio e, por esse motivo, muitas mulheres experimentam aumento de sensibilidade nos seios, alterações do humor e aumento do inchaço em algumas regiões do corpo.

Se o óvulo não for fecundado, o folículo diminui em tamanho e os níveis de estrogênio e progesterona diminuem, provocando redução do revestimento do útero e uma espécie de limpeza, que leva à menstruação.

Agora, que você já sabe quais são as fases do ciclo menstrual e todas as mudanças que ele provoca no seu corpo, é muito mais fácil planejar uma gravidez e passar por todas essas alterações não é mesmo? É muito importante que você conhece o seu próprio corpo e, se ainda tiver dúvidas, procure o seu ginecologista para receber informações.

E aí, gostou do nosso texto e aprendeu um pouco mais sobre as fases do ciclo menstrual? Então siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de todos os nossos conteúdos. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube!

Compartilhar:

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

× Como posso te ajudar?