30316060

Calcular o período fértil: como reconhecer os sinais da ovulação

O período fértil acontece quando a mulher está passando pela ovulação. Por isso, as chances de engravidar são maiores durante essa fase. O momento de maior fertilidade começa 14 dias antes da menstruação, sendo que o ciclo mais comum ocorre a cada 28 dias, podendo ocorrer variações dependendo do organismo de cada mulher.

Muitas mulheres têm dúvidas sobre como calcular o período fértil, já que nem todas possuem um ciclo regular. Se você quer aprender como calcular o seu período fértil, continue e leitura deste post e aprenda como fazer isso.

Quais são as fases do ciclo menstrual?

Para saber como calcular o seu período fértil, primeiramente é essencial que você conheça as fases do ciclo menstrual, que é composto por 3 fases. Conheça cada uma delas!

Fase folicular

É a fase de preparação do útero para uma possível gravidez. O corpo da mulher é induzido a produzir o hormônio folículo estimulante (FSH), que ajuda no desenvolvimento dos óvulos.

Esse período dura até 12 dias após o primeiro dia de menstruação. Com a proximidade da menopausa, essa fase ficará mais curta.

Fase ovulatória

Na fase ovulatória, o corpo da mulher produz níveis elevados de estrogênio, o que gera o hormônio luteinizante. O óvulo mais desenvolvido é, então, expelido do ovário, ocorrendo assim a ovulação.

Cada óvulo possui a durabilidade média de 24 horas. Por isso, é importante que o espermatozoide o fecunde durante esse período, que é o momento ideal para a mulher que deseja engravidar.

Fase luteínica

A fase luteínica dura cerca de 14 dias e ocorre nos últimos dias do ciclo. Nesse período, o folículo produz um nível alto de progesterona, já que o corpo ainda está se preparando para que ocorra a gravidez. Se não acontecer a fecundação, o folículo encolherá e começará um novo ciclo menstrual.

Quais são os tipos de períodos férteis?

Regular

As mulheres que possuem um ciclo de 28 dias, por exemplo, têm o seu período fértil com 14 dias antes de sua menstruação. O tempo de duração é de 6 dias, mas os 2 primeiros dias são os mais férteis.

Irregular

Para quem tem um ciclo irregular, calcular o período fértil pode ser uma tarefa difícil. Entretanto, considerar os últimos 6 ciclos menstruais ajuda a identificar o período fértil.

Outra opção é utilizar testes de ovulação que são vendidos em farmácias, assim como prestar atenção aos sintomas que ocorrem durante o período fértil.

Quais são os principais sinais do período fértil?

Fique atenta aos sinais emitidos pelo seu corpo para você identificar quando está ovulando. Alguns sintomas do período fértil são:

  • muco vaginal sem cheiro;
  • acne;
  • temperatura corporal um pouco elevada;
  • instabilidade emocional;
  • dores nos seios.

Saber como calcular o período fértil é importante para que você conheça o funcionamento do seu organismo. Ao identificar qual é o tipo de ciclo menstrual e quais são os sintomas, você pode planejar sua gravidez adequadamente.

Gostou desse conteúdo? Nas nossas redes sociais, você acompanha ainda mais informações sobre a sua saúde. Curta nossa página no Facebook e nos siga no Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou do nosso site? Acompanhe as nossas redes sociais: