Quais são os exames para o diagnóstico de infertilidade?

Para se chegar a um diagnóstico de infertilidade, é preciso analisar fatores que possam atrapalhar ou impedir as etapas do processo de reprodução. Os principais são: fatores hormonal e ovariano, fator anatômico, fator masculino e endometriose. Para cada um desses, existe uma série de exames que devem ser feitos a fim de investigar a infertilidade do casal.

FATORES HORMONAL E OVARIANO

Aqui estão representados 10 a 20% dos casos de infertilidade e é caracterizado pela total falta de ovulação ou por um problema na ovulação. As investigações requerem exames de dosagens hormonais e ultrassonografia transvaginal seriada.

FATOR ANATÔMICO

Investiga alterações físicas do órgão reprodutor, impedido que espermatozoide e óvulo fecundem. Os exames sugeridos são: histerossalpingografia, histerossonografia, ultrassonografia endovaginal, videolaparoscopia e videohisteroscopia.

FATOR MASCULINO

É uma pesquisa bem mais simples que a feminina. Os fatores masculinos isoladamente estão presentes em por 30% a 40% dos casos de infertilidade. Os exames mais comuns são o teste físico, o esmermogama, avaliação dos hábitos e do estilo de vida do homem e, em casos especiais, exames genéticos.

FATOR ENDOMETRIOSE

Responsável por cerca de 40% dos casos de infertilidade feminina, a endometriose pode se manifestar discretamente ou não durante o ciclo menstrual. A dosagem no sangue da substância CA125 e o mapeamento por meio do ultrassom são exames que podem indicar presença ou não da doença.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

× Como posso te ajudar?
Verified by MonsterInsights