DSTs podem gerar infertilidade permanente

As doenças sexualmente transmissíveis (DST) são causadas por diversos tipos de agentes e transmitidas principalmente, por contato sexual sem proteção. Geralmente, se manifestam por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas. A Organização Mundial de Saúde estima que ocorram, no mundo, cerca de 340 milhões de casos de DST por ano.

Quando não diagnosticadas e tratadas a tempo, essas doenças podem causar infertilidade. Isso ocorre devido à obstrução, danificação ou inflamação das tubas uterinas, que dificultam o encontro do óvulo com o espermatozoide.
Ainda de acordo com a OMS, no Brasil, as estimativas de infecções na população sexualmente ativa são: clamídia: 1.967.200, gonorreia: 1.541.800, sífilis: 937.000, HPV: 685.400, herpes genital: 640.900.

As mais perigosas para a fertilidade são a gonorreia, causada pela bactéria Gonococo e a clamídia, pois estes agentes têm preferência pelas tubas uterinas e rapidamente podem danificá-las, comprometendo assim a fertilidade da mulher. 

É aconselhável que todas as mulheres em idade reprodutiva procurem o ginecologista com frequência para prevenção, já que nem sempre os sintomas são visíveis.

 

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

× Como posso te ajudar?